Martelinho de Ouro: o guia completo para ser um profissional de sucesso a partir de hoje.

Guia Completo sobre Martelinho de Ouro

Tudo o que você precisa saber para conhecer a técnica e ser um profissional de sucesso.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Curso de Martelinho de ouro - Martelinho Brasileiro

Com todas as dificuldades relacionadas à nossa economia, muitos homens e mulheres buscam novas oportunidades ou querem fazer uma mudança na vida para aumentar a sua renda individual e familiar. 

É neste ponto que entra a profissão de Martelinho. Você não precisa ser um funileiro, mecânico ou qualquer profissão relacionada a carros para consertar uma porta amassada com martelinho de ouro.

Neste guia você vai encontrar todos as informações sobre porque ser um(a) profissional de sucesso com martelinho é uma realidade.

Qualquer pessoa está apta a aprender o martelinho de ouro. Basta vontade, paciência e dedicação.

Com este guia, você terá todas as informações para conhecer a profissão, além de ter acesso dicas de como começar, como empreender fora do país e valores de quanto um profissional de martelinho de ouro pode ganhar.

Neste guia você vai encontrar tudo o que precisa para conhecer a técnica do martelinho de ouro.

O que é martelinho de ouro?

Martelinho de Ouro é uma técnica artesanal desenvolvida para desamassar a lataria de veículos preservando a pintura original.

Pode ser utilizada para reparos de pequenos amassados, batidas leves, chuva de granizo e em alguns casos para amassados de grandes proporções (contanto que os danos não prejudique a pintura ou estique a lataria do carro amassado).

O martelinho de ouro também auxilia no serviço de funilaria e pintura, recuperando a peça (ou parte dela) a ser pintada.

O que é e como surgiu o martelinho ouro?

E como surgiu a técnica?

Há relatos que a técnica de desamassar sem pintar, surgiu na Europa na década de 40, mas no Brasil, iniciou-se em meados dos anos 80, nas fábricas automotivas, com intuito de remover pequenos amassados de veículos em linhas de montagem.

Aos poucos a modalidade foi ganhando as ruas e com o passar dos anos se popularizou, hoje é conhecida e utilizada em grande parte do mundo.

Como funciona a técnica do martelinho de ouro?

Como funciona a técnica do Martelinho de Ouro?

O primeiro passo é a desmontagem do carro amassado, que varia de acordo com a peça (a ser desamassada), marca e modelo do veículo, mas no geral não há segredos.

As ferramentas mais usadas para a função são:

  1. Parafusadeira elétrica;
  2. Furadeira;
  3. Broca escalonada;
  4. Jogo de chaves (torx, philips, fenda e allen);
  5. Alicate de corte;
  6. Saca grampo;
  7. Entre outras.

Além das ferramentas que comentamos acima, é recomendável manter um pequeno estoque de peças para reposição e insumos bastante utilizados, como:

  1. Grampos de portas (vários modelos);
  2. Fitas isolantes;
  3. Cola rápida;
  4. Tampa para furo.

Dica de ouro:
Atenção com componentes eletrônicos (vidro, travas, alarmes, sistema de som, etc) para garantir que tudo esteja funcionando antes e depois da execução do serviço.

como-e-a-tecnica-martelinho-ouro-04
Como funciona a técnica do martelinho de ouro - desmontagem

Em seguida, deve-se visualizar o acesso ao amassado e selecionar a ferramenta ideal.

Há partes em algumas peças que não possuem acesso, sendo assim é necessário criá-lo, para garantir a entrada de ferramenta e execução do trabalho.

Existem tampas e adesivos exclusivos para fechamento de furo de forma menos impactante ao carro amassado.

Criando acesso

Em alguns casos há necessidade de desbloquear travessas, seja para criar acesso ou até mesmo para desamassar ondulações na peça (quando há cola entre a travessa e a lataria, segurando a mesma e formando essas ondulações).

Dica de ouro:
Sempre aquecer a cola com soprador térmico para facilitar a remoção.

Como funciona a técnica do martelinho de ouro - aquecimento

Desbloqueio de travessas

Antes de iniciar o processo de desamassar, posicionar a lâmpada de modo a enxergar o fundo do amassado, afastando a quando necessário.

Como funciona a técnica do martelinho de ouro - desbloqueio de travessas

Em casos de amassados rasos, sem pontos negativos, é recomendável iniciar pelos cantos, subindo devagar ponto a ponto (não é indicado levantar esse tipo de amassado de uma só vez).

Já os amassados pequenos com ponto negativo no meio, deve-se posicionar a ferramenta exatamente no ponto negativo e levantar devagar (há casos em que é necessário uso de soprador térmico)

Para finalizar é necessário dar acabamento, o ideal é mudar o posicionamento da lâmpada quantas vezes necessário, para melhor visualização dos defeitos, a fim de eliminá-los.

Dica de ouro:
O bom acabamento depende da precisão do martelo e/ou pino e do posicionamento da lâmpada.

Como é o mercado do profissional de martelinho de ouro

Como é o mercado do profissional de martelinho

Não existe momento ruim no martelinho de ouro, basta pensar e agir estrategicamente.

mercado-martelinho-ouro-em-alta

O mercado atual oferece formas diversas de se trabalhar com martelinho de ouro, cabe a cada profissional procurar a que mais se adequa a seu perfil e interesses.

Quando o mercado automotivo está em alta, o ideal é focar em lojistas e concessionárias, que por estarem movimentando os estoques consequentemente investem nas manutenções dos veículos, incluindo martelinho de ouro.

quando o mercado de compra e venda de autos estiver em baixa, o foco pode ser clientes particulares, pois com um mercado em crise ao invés da troca de veículos a maioria opta por manter seu patrimônio, investindo em manutenções.

Outra opção bastante rentável é se especializar em amassados causados por chuvas de granizo. Em determinadas épocas no ano ocorrem chuvas de granizos em diversas regiões do território nacional e internacional.

O que permite o martelinho de ouro entrar em cena, pois geralmente têm a preferência dos clientes nesse tipo de reparo, por ser mais rápido e mais barato que a funilaria convencional. Fique ligado na meteorologia!

Diferença entre funilaria tradicional, funilaria express e martelinho de ouro

Diferença entre funilaria express, tradicional e martelinho de ouro

A maior diferença é que no martelinho de ouro o serviço é realizado de forma rápida, em poucas horas ou até minutos.

Funilaria tradicional

  • Alta complexidade
  • Substituição de peças
  • 20 a 60 dias de trabalho
  • Dependência de peças
  • Dependência de seguradora
  • Dependência de mecânicos
  • Preparação de tinta

Funilaria express

  • Trabalhos mais simples
  • Pequenos reparos
  • Arranhões em parachoques
  • Arranhões em portas
  • Arranhões em paralamas
  • Geralmente entregue no mesmo dia

Martelinho de ouro

  • Reparos específicos
  • Amassados menores
  • Não prejudica a pintura
  • Mantem as características originais do carro
  • Recuperação de peças
  • Reparos de chuva de granizo
17 dicas para começar na profissão de martelinho de ouro

17 dicas de ouro para se tornar um profissional de martelinho

Começar na profissão de martelinho de ouro exige atenção e dedicação como em qualquer outra profissão no mercado.

As dicas abaixo irão ajudar você a ter um norte e por onde seguir no início da sua carreira como martelinho:

1 - A princípio recomenda-se que o aluno treine bastante a técnica do martelinho até o ponto de se sentir mais confiante para realizar o trabalho.

2 - Não é recomendado que o aprendiz de martelinho de ouro abra um ponto comercial logo no começo, pois não a necessidade, podendo atender seus clientes no local, em lava rápidos, lojistas e funilarias, assim poderá economizar com aluguel e outras despesas comerciais.

3 - Cada área de atuação tem sua forma mais eficaz para a captação de clientes. Como na maioria dos segmentos, essa etapa pode ser um desafio, é necessário ter paciência, persistência, além de investimento com materiais de apoio e propaganda, tais como, cartão de visita, panfleto, mídias sociais, etc.

4 - Visite seu cliente regularmente, mesmo não tendo serviço, lembre-se: o dinheiro está na rua.

5 - Ficar inteirado com a profissão sempre é um bom começo, através de artigos, vídeos e algumas apostilas disponíveis na internet.

6 - O curso de martelinho de ouro presencial é indispensável, já que a técnica é muito precisa e rica em detalhes e macetes. Por isso um bom professor fará uma enorme diferença na hora do aprendizado.

7 - Assista vídeos, leia artigos e apostilas disponíveis na internet para se familiarizar com a profissão.

8 - Buscar noções de desmontagens e montagens automotivas como forrações de portas, tetos, laterais, capôs, etc.

9 - Montagens de veículos são basicamente universais, mudam alguns segredinhos de carros para carro.

10 - Converse com algum profissional da área para conhecer mais dicas para a profissão (não são todos os profissionais dispostos a fornecer esse tipo de informação, mas vale sempre perguntar).

11- Buscar boas escolas para o ensino, lembrando que um bom profissional não necessariamente será um bom professor, buscar referências com ex-alunos.

12 - Não escolha uma escola de martelinho de ouro pelo preço.

13 - Consulte o método de ensino, lembrando que no martelinho de ouro o trabalho é totalmente prático. Quanto mais prático melhor.

14 - As ferramentas a serem utilizadas nos cursos e no dia-a-dia tem que ser de alta qualidade. Lembre-se que elas serão sua maior aliada. Por isso não use ferramentas de baixa qualidade para evitar contratempos.

15 - Busque escolas que darão a você suporte pós-curso.

16 - E por último, a dica mais importante. Independente da escola oferecer 110% de atenção e apoio, isso será apenas 50% do resultado. Lembre-se de que o resultado depende única e exclusivamente de você para fazer com que os outros 50% venham da sua dedicação em aperfeiçoar a prática e ter sucesso como em qualquer outra profissão.

O kit inicial de ferramentas para martelinho de ouro

O kit de ferramentas para martelinho de ouro

Existem os mais variados tipos de ferramentas usadas para a execução do trabalho de martelinho e muitas delas são especialmente confeccionadas para essa modalidade. Algumas destas ferramentas são de extrema importância e auxiliam no desenvolvimento do trabalho, mas não são indispensáveis.

Já algumas são especificas para determinados casos e que vamos mostrar a seguir:

kit de ferramentas para martelinho de ouro - lâmpada

Lâmpada

A lâmpada é uma das ferramentas essenciais para a execução do serviço, ela permite visualizar com maior precisão os defeitos na lataria do veículo.

A leitura na lâmpada deve ser feita sempre na horizontal, começando com o foco mais próximo e afastando conforme a necessidade.

Existem modelos diferentes de lâmpada: com foco amarelo, branco e listrado, todas têm a mesma função, a escolha da lâmpada varia de acordo com a adaptação.

Martelos

Outra ferramenta imprescindível, o martelo serve para corrigir os defeitos da lataria, permitindo um acabamento perfeito. Existem diferentes modelos indicados para diferentes amassados, por exemplo: martelos com pontas de borrachas e nylon são indicados para abaixar nervuras e ondulações positivas.

Já os martelos com pontas de ferro e alumínio são indicados para corrigir pequenos defeitos positivos.

O martelo deve sempre estar limpo para não marcar a pintura.

A princípio recomenda-se usar o Pino para ter mais precisão na batida. Se for para corrigir um ponto positivo sempre iniciar com menos força, utilizando somente o peso do martelo, calibrar a força conforme a necessidade.

O importante é saber calibrar a intensidade da batida, nivelando o amassado com a lata.

kit de ferramentas para martelinho de ouro - martelo

Dica de ouro:
no caso de um amassado com nervuras ao redor, é necessário martelar no nervo (de preferência com martelo de ponta emborrachada) com intensidade maior do que a usada para nivelar.

Pinos

Os pinos são utilizados para levantar pontos negativos e baixar pontos positivos, quando for possível o acesso.

kit de ferramentas para martelinho de ouro - pinos
kit de ferramentas para martelinho de ouro - Hastes

Alavancas

São utilizadas somente em amassados negativos, sempre utilizando travessas, furos ou argolas para alavancar o amassado.

Dica de ouro:
Alavancas menores são exclusivamente utilizadas para capôs ou para amassados sobre travessas com furos na parte inferior.

Páduas

As páduas, também conhecidas como rabo de peixe, são ferramentas exclusivas para amassados sobre travessas, casos em que o acesso ao amassado fica obstruído. 

Neste caso é necessário o uso também de espátula e soprador térmico para criar o acesso.

Existem diversos tamanhos, mas a escolha da pádua a ser usada, varia de acordo com o acesso ao amassado.

kit de ferramentas para martelinho de ouro - pádua (rabo de peixe)
kit de ferramentas para martelinho de ouro - kit americano

Kit americano

Esse kit é composto por ventosas, martelo de impacto e cola quente especial.

Para obter um resultado satisfatório na utilização dessa técnica, há alguns pontos importantes a serem levados em consideração:

  • Certifique-se se a pintura do veículo é original (Caso contrário o risco de danificar a pintura é muito grande)
  • Segure o martelo de impacto corretamente, de forma que não volte e bata na lataria.
  • Repasse a lâmpada em vários ângulos, para visualizar todos os possíveis defeitos e assim corrigi-los.

Dica de ouro:
O uso excessivo de cola quente pode comprometer o tempo e resultado do trabalho. Para identificar veículos que possuem repintura e/ou massa na lataria, procure vestígios como: crateras, ondulações, diferenças de cor, etc.

As 4 principais características para trabalhar como martelinho de ouro

As 4 principais características para trabalhar como martelinho

Por mais dedicação e prática que você tenha com as ferramentas, ter uma postura profissional vai ser um diferencial incrível para que você tenha sucesso com martelinho.

É preciso saber vender seu serviço, além de atender bem e ter uma postura profissional no seu local de trabalho para que você possa manter seus clientes ativo e receber recomendações.

Abaixo você vai conhecer as 4 principais características para você ser um profissional exemplar. Veja:

Vender

A mão de obra de um bom martelinho de ouro é muito escassa, facilitando a venda do trabalho.

O primeiro passo é mostrar que sabe realizar o trabalho com qualidade.

Existem 3 locais que você pode vender a sua mão de obra:

Separe um tempo para visitar revendedores de carros. 

Estas lojas possuem carros usados que precisam ser reparados antes da entrega para o novo cliente.

Apareça, se apresente e deixe um cartão.

Esta ação fará com que você seja lembrado para ser um fornecedor de serviços de martelinho.

Funilarias são um excelente local para oferecer serviços de martelinho.

Se engana quem acredita que funilaria e martelinho são a mesma coisa. Grande parte desses trabalhos são terceirizados.

Já nos lava rápidos, existe um fluxo constante de potenciais clientes que podem ter um amassado indesejado para consertar no carro.

Faça parcerias e aproveite o local para colocar uma comunicação no estabelecimento, como um banner ou um sachê perfumado com a sua marca na entrega do carro limpo.

Com certeza vai causar uma ótima impressão. Bacana não é?

Você é a sua marca!

Aproveite as redes sociais, gere conteúdo a respeito, faça avaliação de satisfação com clientes e comunique!

Quem é visto não é lembrado.

Por isso tenha sempre um cartão de visita bem feito e analise quais canais de comunicação são melhores para você e mãos à obra!

Atender

Um bom atendimento sempre lhe trará bons resultados e quando o cliente precisar novamente ele vai lembrar de você.

O bom atendimento começa na maneira de atender o telefone, cumprir horários e se comunicar bem.

Imprevistos acontecem!

Por isso, se marcou com o cliente e por algum imprevisto não for possível fazer o atendimento, avise antes, remarque. Simpatia sempre!

Comportamento

Ser discreto e fale apenas o necessário quando estiver executando o serviço.

Evite vícios perto do cliente e seja organizado.

Seguindo estas dicas, e mantendo a limpeza das ferramentas e do seu local de trabalho impecáveis, com certeza você vai causar uma ótima experiência para o seu cliente.

Saber manter o cliente

Manter o cliente é muito importante, mas como fazer isso? O primeiro passo é executar com eficiência e dedicação o serviço.

Mas as vezes é preciso ajustar o preço para agradar o cliente. Se planeje e aplique descontos quando julgar necessário!

Outro ponto é gerar valor. Viu um amassado que não estava no pacote?

Conserte e ofereça como um bônus!

O cliente vai se sentir acolhido e terá uma ótima experiência.

Parece loucura mas tenha certeza que isso fortalecerá o vínculo com o cliente e ele não esquecerá o seu gesto.

4 segmentos para você trabalhar com martelinho de ouro

4 segmentos para você trabalhar com martelinho

Ok, você já sabe o que é martelinho de ouro, entendeu como é o mercado, conheceu as ferramentas, conferiu dicas de como começar na profissão, sabe as principais características para ser um profissional de sucesso.

Mas qual segmento escolher? Sim, o profissional que faz martelinho tem várias opções para desenvolver o seu trabalho, podendo ser um empresário ou até mesmo ter um registro CLT. Veja as opções:

Você pode ter a sua oficina própria  com endereço fixo, o que permite agregar outros serviços. Vale ressaltar a dicas 1 e 2 sobre como como se tornar um profissional.

Treine muito e ganhe confiança e clientela antes de abrir seu negócio.

Sim! Você pode ter um “Martelinho Truck” para atender lojistas, empresas e clientes particulares em seus endereços. Esta opção vai ter dar liberdade de horário e poderá  atender todos os segmentos que comentamos acima.

Já pensou em viajar pelo mundo buscando lugares onde a chuva de granizo acontece com frequência?

Esta é uma opção para desbravar o mundo para manter o Brasil exportador de excelentes profissionais de martelinho.

Nesta modalidade você pode prestar serviços para seguradoras, oficinas, lojas de carros, concessionárias ou até mesmo para outros martelinhos.

Você pode trabalhar em um oficina especializada, funilaria, concessionária, etc. Mas estamos falando aqui sobre ser um profissional de sucesso a partir de hoje, certo?

Apesar de ser uma opção, o empreendedorismo cresce a cada dia, segundo um estudo recente sobre empreendedorismo publicado pelo banco Santander. No site do Sebrae você também encontra uma série de materiais de apoio e estudo sobre como abrir sua empresa. Existem várias oportunidades para você aproveitar. Depende de você!

Como empreender como martelinho de ouro no exterior

Como empreender com martelinho no exterior

Com a colaboração de Felipe Sanchez, da Sanx Ferramentas

Com tanta tecnologia e velocidade com que as coisas mudam, estamos numa geração de toque de botões e requisições a velocidade da luz. Com isso, aquelas profissões que dependem do talento, paciência e raciocínio artístico ficam um pouco menos interessantes pois vêm na contramão mão da tendência atual.

Estamos falando dos artistas da Funilaria de Brilho ou “Martelinho de Ouro” como é popularmente conhecido.

Mas para falar do “Martelinho Gringo”, é preciso deixar claro que essa é uma oportunidade para poucos, que não desmerece os demais profissionais da mesma classe, mas mostra uma característica peculiar naqueles que desbravam o exterior executando essa arte. Uma característica que pode ser encontrada em todos profissionais é a adaptação rápida. Conseguem sobreviver a culturas, culinárias, línguas e outras situações adversas. 

Para adentrar ao mundo das temporadas de granizo, é necessário ter experiência na profissão, pois mesmo para quem já é profissional, desamassar veículos com 200, 300, 1.000 amassados ou mais, com perfeição, é um desafio é tanto.

Muitos que se aventuram nessa modalidade acabam gostando e fazendo disso um estilo de vida, onde o trabalho é sempre temporário e sem certeza de quando e onde será o próximo. Pode ser encarado como irresponsabilidade por alguns e muito arriscado para outros, mas por outro lado podendo ser bastante lucrativo.

Alguns são mais conservadores e preferem trabalhos mais seguros e menos frequentes, o que permite permanecer um tempo muito maior com a família.

Dica de ouro:
O trabalho no exterior pode também despertar em alguns profissionais algumas características ruins: a avareza, o orgulho e ganância. E com isso, perder a noção de valor é comum acontecer. Por isso cuidado, pois são característica que irão prejudicar você como profissional.

O trabalho não é fácil, é exaustivo e testa a todo tempo a resiliência de cada um. A capacidade de se moldar às necessidades e interesses não somente próprias mas dos demais colegas de trabalho, é o que fará a diferença e o fator psicológico é o que fará com que a capacidade técnica se torne o menor desafio. 

Quer conhecer outros países e ainda trocar experiências pessoais, culturais e profissionais e ainda faturar alto?

Vá em frente e se torne um “Martelinho Gringo”. Mas lembre-se que existem meios para legalizar sua entrada e permanência no exterior para assim garantir a estabilidade até a conclusão dos trabalhos e um retorno feliz. Fique atento para não cair na mão de oportunistas e ter prejuízos que podem ser incalculáveis. Existem grupos em redes sociais que podem auxiliar muito neste momento.

Quanto ganha um profissional de martelinho de ouro?

Quanto ganha um martelinho de ouro?

O Martelinho de ouro é uma prestação de serviços, geralmente com baixo custo operacional, o que faz a margem de lucro ser maior, comparada a funilaria convencional por exemplo.  É importante saber analisar os tipos de amassados, peças e veículos na hora de passar o orçamento, pois existem diferentes graus de dificuldade.

Confira abaixo uma estimativa. Vale lembrar que os preços e ganhos são variam de acordo com regiões e profissionais.

Preço sugerido por peça

Possibilidades de ganho

Martelinho de Ouro: o guia completo para ser um profissional de sucesso a partir de hoje.

Conclusão

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a conhecer e entender as noções básicas para quem tem curiosidade ou interesse em iniciar na profissão de martelinho de ouro. Todos estes conceitos, possibilidades de ganho, bem como informações e dicas foram desenvolvidos para que você possa desenvolver o trabalho da melhor forma possível.

E é apenas um primeiro passo, pois para alcançar objetivo pessoal e consequentemente o sucesso na profissão de martelinho as principais ferramentas são: perseverança e paciência, afinal é preciso tempo para aprimorar técnicas, adquirir experiência e se tornar um profissional qualificado.

Se você gostou deste conteúdo compartilhe para difundir o conhecimento. Utilize também o espaço abaixo para tirar suas dúvidas ou mesmo falar do que achou deste guia. Sucesso!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Cadastre-se para receber mais conteúdos como este

🔒 Seus dados estão seguros. Não fazemos spam.